Sobre a Anpei


Como entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) atua junto a instâncias de governo, ao setor produtivo e aos formadores de opinião, disseminando a importância da inovação tecnológica para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do Brasil.

A entidade é constituída por empresas que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de diversos portes e setores, sendo marcante o seu caráter multissetorial. As empresas líderes das principais cadeias produtivas do Brasil integram a Associação. Também é formada por entidades do Sistema Nacional de Inovação (SNI) que dão suporte às atividades de inovação, como universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, federações de indústria e órgãos de governo como secretarias de governo de ciência, tecnologia e inovação e fundações de amparo à pesquisa dos Estados. Há, ainda, os sócios individuais, pessoas físicas que atuam ou têm interesse nas áreas de política e gestão de inovação.

A Anpei promove a integração e a parceira entre os diversos atores do SNI em prol da inovação tecnológica. Encerrou o ano de 2012 com 250 associados, que representam R$ 10 bilhões em investimento em P,D&I no País. A Associação participa ativamente do esforço de construção do SNI, e tem papel importante nos debates que nortearam a criação dos incentivos fiscais à inovação e a Lei de Inovação, na luta contra o contingenciamento dos recursos para a área de ciência, tecnologia e inovação, na formatação da proposta do substitutivo ao projeto de lei que institui o Novo Código de Ciência, Tecnologia e Inovação, no aprimoramento do sistema de proteção intelectual brasileiro e na necessidade de reforçar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), entre outros temas relevantes na agenda de C,T&I nacional.

Além da atuação política, a Associação promove a difusão da cultura da inovação. Uma de suas principais ações nesse sentido é Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, o maior evento anual sobre inovação no País. No evento, especialistas em inovação nacionais e internacionais, representantes de governo, das empresas e de instituições de ensino e pesquisa discutem os assuntos mais relevantes relacionados à inovação tecnológica.

A Anpei também atua na capacitação de recursos humanos para inovação, por meio do programa EducAnpei, com cursos organizados em dez rotas de formação: Ciclo Introdutório; Gestão da Inovação; Gestão de Projetos de Inovação; Recursos para Inovação; Gestão da Propriedade Intelectual; Inovação nas Pequenas e Microempresas; Inovação Baseada em Mercado (Market Pull); Inovação Baseada em Tecnologia; Negócios Inovadores; Inovação Aberta.

Outra iniciativa importante da Anpei são os Comitês Temáticos, que se reúnem mensalmente para debates e troca de experiência. Atualmente, três comitês estão ativos: Promoção da Interação ICT-Empresa; de Gestão da Propriedade Intelectual; e de Alta Performance na Gestão de Centros de P&D. Um dos resultados práticos do trabalho dos Comitês é o "Guia de Boas Práticas para Interação ICT – Empresa", lançado na XII Conferência Anpei, no ano de 2012, em Joinville (SC).